Instituto Ayrton Senna
Senna sonhava com uma nação menos desigual, formada por crianças e jovens vencedores. Desde que foi criado, em 1994, o Instituto trabalha para realizar esse sonho. Hoje atendemos cerca de 2,2 milhões de crianças por ano e 1,6 mil municípios, quer dizer, mais ou menos um quinto dos unicípios brasileiros em todos os Estados. Porém, ainda há muito a ser feito para que a educação brasileira seja oferecida a todos com a qualidade necessária para formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do século XXI. O Instituto é fruto do sonho do tricampeão de F1, Ayrton Senna, e atua em todo o Brasil por meio de soluções sociais voltadas ao desenvolvimento. Conheça a história e a missão do Instituto que, desde sua fundação, em 1994, transformou a realidade de 11.640.930 de crianças e jovens. Em quinze anos, foram investidos R$203.417,308 milhões em programas educacionais. Só em 2009, são quase 3 milhões de crianças e jovens beneficiados em 1.372 municípios de 26 Estados e Distrito Federal. Em 1º de maio de 1994 o Brasil perdeu um grande brasileiro e a Fórmula 1 um dos maiores pilotos de todos os tempos Meses depois do acidente em Ímola, a família de Ayrton Senna iniciou as primeiras providências legais para a criação do Instituto Ayrton Senna. Essa iniciativa veio ao encontro de um sonho do piloto: inconformado com a realidade do país, Ayrton já havia manifestado o desejo de realizar alguma ação concreta para ajudar crianças e jovens - principais vítimas da sociedade desigual - a desenvolverem-se integralmente. Organização não-governamental sem fins lucrativos, o Instituto Ayrton Senna, presidido por Viviane Senna, foi fundado em novembro de 1994. Desde então, sua meta principal tem sido trabalhar para criar oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens brasileiros, em cooperação com empresas, governos, prefeituras, escolas, universidade e ONGs. "Tendo como fundamento a vida e os ideais de Ayrton Senna, contribuir para a criação de condições e oportunidades para que todas as crianças e todos os adolescentes brasileiros possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais”. O Brasil é a 9ª potência econômica do mundo, embora se encontre entre os países com os maiores níveis de exclusão e desigualdade social: no ranking, desenvolvimento Humano, ocupa o 70º lugar.Essa diferença entre o Brasil econômico e social aponta a necessidade primordial de trabalhar para o desenvolvimento humano das novas gerações.O Instituto Ayrton Senna acredita na transformação do país a partir da co-responsabilidade dos três setores - organismos governamentais, empresas e organizações da sociedade civil - para desenvolver políticas públicas que, atuando em escala, favoreçam a criança e o adolescente, interferindo positivamente nas suas realidades. O maior desafio do Brasil é diminuir a desigualdade social que o caracteriza. Nosso país está entre as nações com o maior nível de desigualdade social, apesar de constar na lista das maiores economias do mundo. Como se vê, figurar como a 9ª potência econômica não é necessariamente motivo de orgulho quando se ocupa o 70º lugar no ranking de Desenvolvimento Humano. E é justamente essa distância que deve ser diminuída. A missão do Instituto Ayrton Senna responde a esse desafio criando oportunidades de desenvolvimento humano às novas gerações. Dessa maneira, está contribuindo para que as crianças e os jovens brasileiros se tornem cidadãos íntegros, autoconfiantes, autônomos, competentes e orgulhosos do país que têm e que ajudam a construir. O que é Desenvolvimento Humano O conceito do Desenvolvimento Humano surgiu em 1990, quando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sugeriu substituir a visão tradicional de desenvolvimento, que o identifica ao crescimento da renda e da produtividade de um país, por um enfoque mais amplo e abrangente. Sob essa nova ótica, um país tem alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) quando ele oferece as condições necessárias - econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais - para que todos os indivíduos desenvolvam suas potencialidades e tenham garantidos os direitos plenos da cidadania. Para medir o IDH são analisados basicamente três componentes: a longevidade média da população, o nível educacional e o acesso a recursos econômicos (PIB per capita). O economista indiano Amartya Sen., Prêmio Nobel de Economia de 1998, é a grande autoridade mundial nesse campo e o maior colaborador do PNUD na construção do Paradigma do Desenvolvimento Humano. Segundo esse paradigma, o que uma pessoa se torna ao longo da vida depende de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez. Além do acesso às oportunidades, as pessoas precisam ser preparadas para fazer escolhas. É nesta área que o Instituto cria, implementa, avalia e sistematiza tecnologias sociais: soluções criativas, flexíveis, eficazes e em escala que geram impactos e transformações permanentes na vida de crianças e jovens, dentro da escola (educação formal) e fora dela (educação complementar). Todo o trabalho desenvolvido passa por um sistema de avaliação eficiente para ajustar caminhos e aperfeiçoar estratégias.Conheça os Programas do Instituto e seus resultados na vida das novas gerações. Todos nascem com potenciais e precisam de oportunidades para desenvolvê-los. São as oportunidades educativas que verdadeiramente cumprem essa tarefa. Por meio delas, jovens talentos se aprimoram e podem descobrir suas competências, contribuindo ativamente para a melhoria da sociedade. O Instituto Ayrton Senna orienta seu trabalho junto às novas gerações baseado no princípio dos Quatro Pilares da Educação para o século 21, do relatório da UNESCO Educação - Um Tesouro a Descobrir, organizado por Jacques Delors, e o transforma em Quatro Competências para o Desenvolvimento de Potenciais praticado no dia-a-dia dos programas e projetos que desenvolve. É o aprender a ser (a capacidade de ser você mesmo e construir o seu projeto de vida), o aprender a conviver (com as diferenças e com o meio em que vive, cultivando novas formas de participação social), o aprender a fazer (atuando Produtivamente para ingressar e permanecer no novo mundo do trabalho) e o aprender a conhecer (apropriando-se dos próprios instrumentos de conhecimento e colocando-os a serviço do bem comum). A diretoria do Instituto Ayrton Senna é formada pela família do piloto e Viviane Senna é a presidente do IAS, desde a fundação, em 1994. Conheça a atuação de Viviane Senna em Conselhos e Comitês.Conselho Consultivo Formado por expoentes dos vários setores da sociedade, o Conselho Consultivo do IAS contribui para a realização da missão do Instituto junto às novas gerações .Ayrton Senna sonhava com uma nação menos desigual, formada por crianças e jovens vencedores. Desde que foi criado, em 1994, o Instituto trabalha para realizar esse sonho. Hoje atendemos cerca de 2,2 milhões de crianças por ano e 1,6 mil municípios, quer dizer, mais ou menos um quinto dos municípios brasileiros em todos os Estados. Porém, ainda há muito a ser feito para que a educação brasileira seja oferecida a todos com a qualidade necessária para formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do século XXI. A primeira é os 100% dos royalties de licenciamento da imagem de Ayrton Senna e do personagem Seninha doados pela família ao trabalho do instituto. A segunda fonte são as alianças com empresas socialmente responsáveis que investem nas ações, pois compartilham a importância da educação de qualidade para gerar mudanças efetivas na realidade social brasileira. Hoje existem cerca de 80 empresas aliadas, como Banco triângulo, Bradesco capitalização, Companhia Vale do Rio Doce, Credicard Citi, Distribuidoras Martins, Grendene, Grupo Neoenergia, HP, IBM, Instituto Vivo, Microsoft, Nokia. Inaugurado parcialmente em dezembro de 1958, o Conjunto Nacional é o prédio comercial pioneiro da Avenida Paulista, onde além de grandes empresas funcionam centenas de escritórios, consultórios, lojas, livrarias, cinemas, restaurantes e uma academia de ginástica. Símbolo da Avenida Paulista, recebe cerca de 30 mil pessoas diariamente. Criado em 1997, no piso térreo do edifício, o Espaço Cultural Conjunto Nacional logo despertou o interesse dos artistas e da comunidade com a realização de exposições de arte, eventos temáticos e socioculturais. Com a recuperação do Cine Arte, atual Cine Bombril, e as novas instalações da Livraria Cultura, no espaço do antigo Cine Astor, o Conjunto Nacional se tornou um endereço obrigatório no corredor cultural da Avenida Paulista. Ob o impacto de Imola, iniciam-se as primeiras providências legais para a criação da Ayrton Senna Foundatioos pela família para essa causa. Ao mesmo tempo, intelectuais, artistas, educadores e empresários reúnem-se para complementar e enriquecer o núcleo básico da visão inspiradora de Ayrton Senna - habilitar crianças e adolescentes a desenvolverem integralmente seu potencial, a tornarem-se pessoas autônomas, solidárias e competentes. Assim, durante o segundo semestre de 1994, são definidas e estabelecidas às bases institucionais, jurídicas e financeiras das duas organizações, que têm o Brasil como foco de suas ações.
Ayrton Senna nasceu em São Paulo em 21 de março de 1960. Sua carreira teve início nas pistas de kart e daí em diante celebrou vitórias seguidas nas diversas categorias até chegar à Fórmula 1, onde não foi diferente: 2.982 voltas na liderança; 610 pontos; 161 grandes-prêmios; 65 pole positions; 41 vitórias; 3 campeonatos mundiais. Seus valores, fortemente cultivados durante sua vida, são, até hoje, as motivações do trabalho da equipe do Instituto e inspiram crianças e jovens dos Programas e Projetos: motivação, dedicação, determinação, confiança, perfeição, sonho... Ayrton tinha um amor especial pelo país. A desigualdade social o incomodava e ele nutria um profundo desejo de ajudar a transformar essa realidade por meio de ações efetivas junto às novas gerações.
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