sexta-feira, 4 de junho de 2010

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa pretende mostrar como pedagogia do Terceiro Setor tem se apresentado e desenvolvido no Brasil.
No Brasil, a expressão era habitualmente ligada a uma gama de instituições que começaram a surgir nas décadas de 70 e 80, como apoio a organizações populares com o intuito de promoção da cidadania, de defesa de direitos e de luta pela democracia.  Já ONG passa a ser usado por um grande universo de instituições. No ano de 1999, ONG seria um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. Também se torna importante verificar a criação do “Terceiro Setor”, que se refere a um termo de origem norte-americana e é freqüentemente usado lá para determinar ações de valores solidários em prol do bem público. Este termo implica uma certa independência deste setor em relação ao Estado e ao mercado e é normalmente utilizado para referir-se às organizações de sociedade civil sem fins lucrativos,  além de ONGs, até institutos empresariais. Através das instituições sociais, tem o interesse em desenvolver ou cuidar de questões sociais, tais como amparo aos mais necessitados,  apoio aos menores de rua, incentivando a prática de esportes, ou contribuindo com  diversas atividades sócio-econômicas, educativas e culturais, visando auxiliar e beneficiar a criança, adolescente e o adulto no processo de desenvolvimento cognitivo.  

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